quinta-feira, 2 de julho de 2009

PL EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

Com enorme satisfação, informo que o PL "Empreendedorismo do FUturo" que visa instituir cultura empreendedora nas escolas de tempo integral do país, encabeçado pela AJE- GOIAS e de autoria do Deputado Frederico Nascimento fora aprovado ontem à noite pela Assembléia Legislativa do Estado de GOiás.


Uma vitória de todos que buscam a melhoria do nosso país, mediante incentivo à Educação com qualidade.

Veja divulgação da assembléia:

02/07/2009 - 10h34

Projeto institui disciplina de empreendedorismo no Ensino Médio

Dentre os projetos votados em segunda votação na noite de quarta-feira, 1º, estão os seguintes:

Nº 4267, do deputado Frederico Nascimento (DEM), visa implantar a disciplina de empreendedorismo no Ensino Médio. Federico Nascimento disse que o projeto foi inspirado em experiência do município de Rio do Sul, em Santa Catarina.

Este projeto visa desenvolver competências e habilidades voltadas para o mundo do trabalho, proporcionar visão clara do mundo dos negócios e da livre iniciativa, além de estimular alunos para planejamento e coordenação de projetos de intervenção social visando enfrentamento de questões comunitárias e a melhoria da qualidade de vida dos alunos e dos grupos sociais nos quais estão inseridos.

2 comentários:

  1. O melhor é que no mesmo dia o MEC inova ao aprovar modificações no ensino médio e que facilitarão a aplicação do programa em GOiás:

    "Aprovada fim da divisão por disciplinas no ensino médio

    A proposta do Ministério da Educação (MEC) de eliminar a divisão em disciplinas do currículo do ensino médio foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) nesta terça-feira (30).

    O MEC pretende apoiar experiências curriculares inovadoras no ensino médio. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, a partir de 2010, cerca de cem escolas deverão receber financiamento do ministério para implantar mudanças curriculares, que passariam a ser interdisciplinares e mais flexíveis, na tentativa de melhorar a qualidade da educação.

    A atual estrutura deve ser substituída pela organização dos conteúdos em quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura, com o objetivo que o conteúdo ganhe maior relação com o cotidiano e faça mais sentido para os alunos. O objetivo da mudança é atrair o interesse do estudante de ensino médio, área crítica da educação.

    Outra mudança a ser estimulada é a flexibilidade do currículo: 20% da grade curricular deve ser escolhida pelo aluno.

    O texto também prevê o aumento da carga horária mínima do ensino médio – de 2,4 mil horas anuais para 3 mil – além do foco na leitura, que deve perpassar todos os campos do conhecimento. A proposta ainda estimula experiências que instiguem a participação social dos alunos, além do desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de preparação para o mundo do trabalho.

    Nos próximos 40 dias, o MEC deverá definir o volume de recursos disponível para o programa e a forma de financiamento, se diretamente à escola ou se por meio de convênio com as secretarias estaduais.

    “Esperamos que essa proposta seja acompanhada e avaliada e possa se tornar uma política universal”, disse a secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda. De acordo com ela, a intenção é que o programa seja estendido e que todas as escolas que oferecem ensino médio possam adotar as mudanças curriculares debatidas.

    “Nossa intenção não é ter escolas modelos, mas que todas possam oferecer ensino de mais qualidade”, completou o coordenador-geral do ensino médio da Secretaria de Educação Básica, Carlos Artexes Simões.

    A implantação no sistema público de ensino dependerá dos Estados, que têm autonomia para aderir ou não. A proposta também vem ao encontro das alterações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , que terá uma divisão por quatro grandes áreas." (FONTE: O POPULAR, 01/07/2009)

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  2. Excelente matéria Rafael.
    Guilherme Koche - Conselheiro - Aje/TO

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