Nesta segunda-feira, 2/8, o presidente Luiz Inácio da Silva sancionou o projeto de lei que cria uma Política Nacional de Resíduos Sólidos no País. A medida é uma proposta do Ministério do Meio Ambiente para obrigar as empresas a dar uma destinação final adequada aos resíduos sólidos, incluindo o lixo eletrônico, seguindo critérios politicamente corretos.
A regulamentação da nova lei vinha sendo debatida há mais de 20 anos pelo Congresso Nacional e o projeto, agora aprovado, reúne princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos no Brasil.
A lei faz a distinção entre resíduo (lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado) e rejeito (o que não é passível de reaproveitamento), gerado pelo setor doméstico, saúde e indústria. Entre outros intens, o documento prevê a destinação adequada dos eletroeletrônicos, incluindo baterias de celulares e computadores obsoletos, entre outros itens.
De acordo com a medida, as empresas produtoras ficam obrigadas a recolher produtos descartados (logística reversa). A lei também estabelece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza toda a sociedade pela geração de lixo.
* COMPUTERWORLD - Com informações da Agência Brasil
Proposições legislativas e atos normativos de diversos órgãos relevantes ao setor produtivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(98)
-
▼
agosto
(9)
- Atualização projetos Senado
- Atualizacao Senado Federal
- Projeto obriga uso de pneu descartado em pavimenta...
- Regra da Anvisa sobre publicidade de alimentos e b...
- Fundações podem ser proibidas de subcontratar serv...
- Proposta restitui gastos impostos pela Receita Fed...
- Vale conferir: "No O Estado de SP: "A CLT se compl...
- Agenda do dia da Câmara
- Sancionada Lei de Resíduos Sólidos
-
▼
agosto
(9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário