sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NOTA EDITORIAL - AUMENTO SALARIAL DOS PARLAMENTARES / REDUÇÃO CARGA TRIBUTÁRIA EUA

Prezados amigos,
  
Infelizmente hoje não haverá a publicação das atualizações nos andamentos dos projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional. Isso em razão de que na última quarta-feira os parlamentares em demonstração de que podem trabalhar quando lhes convêm, aprovaram num único dia, o reajuste de seus próprios salários e logo após embarcaram para seus estados de origem, devidamente presenteados pelo Natal. Não houve votação significativa na quinta-feira, seja por não estar na pauta ou mesmo pela simples ausência quórum.
O pior é que no dia seguinte para os poucos que se encontravam em plenário houve uma verdadeira roda de samba, em tributo aos 100 anos de Adoniran Barbosa. Não discutimos aqui os méritos do compositor, o qual é digno da homenagem. No entanto, em plena campanha por redução de gastos públicos, com uma vasta gama de projetos encostados nas prateleiras do Congresso que visam o interesse de todos os cidadãos, não consideramos justa a atitude egoísta e desconectada das carências do povo brasileiro.
Para os parlamentares fecharem o ano com aumento substancial nos seus rendimentos é um prêmio digno de felicidade: reconhecimento pelo trabalho prestado, se falássemos de empresa privada ou mesmo se tivesse havido comprometimento e votação de matérias importantes nas casas legislativas federais.
Pois é. Não temos atualização legislativa senhores, por não termos trabalho a ser atualizado. Levar um projeto de uma comissão para outra durante anos de tramitação é enganar o povo, quando se percebe que havendo interesse e vontade pode se aprovar qualquer matéria num mesmo dia, tal como fizeram os nobres parlamentares com seus próprios rendimentos.
É. Deviam ao menos votar outra matéria no dia seguinte. Uma reforma importante na saúde, uma redução da carga tributária ou mesmo uma melhoria na legislação trabalhista. Assim, provavelmente, não estaríamos revestidos da mesma indignação. Embora tal empenho não justificasse aumento salarial naquela proporção, nos sentiríamos mais representados ou acalentados.
No outro hemisfério do planeta e usando outro hemisfério do crânio (aquele que lida com a ética), o Congresso dos Estados Unidos da América aprovou pacote com diminuição de tributos no valor de US$ 858 bilhões. Demonstraram os parlamentares americanos, além do compromisso com o trabalho que, mesmo em tempos de crise, não é o acréscimo de tributos que fomenta a economia e sim a redução da carga tributária, porquanto favorece a criação de empregos, injetando dinheiro no mercado. As entidades empresariais do país vêm já há algum tempo lutando para que os nossos parlamentares entendam isso. Agora, com o aumento do salário e o exemplo americano talvez possam se empenhar mais na votação dos projetos de interesse da nação.
Na próxima semana voltamos com as atualizações, se tiverem claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog